top of page

Cópia de Cópia de Comemoração dos 5 anos da federação

Em comemorção aos 5 anos da federação Omo Àbèbé fundada na Suíça em 2019, amigos e admiradores do nosso trabalho, deixaram seu depoimento em forma de carinho e admiração.

Por: Brasil Flash Tv

A www.brasilflashtv.com sente-se parte integrante do evento que homenageia Iemanjá. Parabéns e muitos anos de vida ao Omò Abebé e a todos os presentes nessa data tão marcante para adeptos de religiões de matrizes africanas e leigos simpatizantes.











Por: Magali Oliveira

Olá a todos

Meu nome é Magali Oliveira, sou fotografa e tive o imenso prazer de conhecer primeiramente a pessoa Generosa e acolhedora Babá Eduardo de Ayrá e em seguida o projeto Omo-Àbèbè. Um projeto que considero de extrema importância e relevância na diaspora das religiões de matriz africana no Brasil, já na Europa o projeto serve como elo de ligação para os praticantes e adeptos da religião. Tenho muito orgulho como fotografa de ter registrado momentos jamais imaginado aqui na Suiça. A festas de Yemanjá organizadas pela Associação Omo-Àbèbè abre as portas de maneira cultural para todas as religiões de matriz africana desmistificando e promovendo o convívio e o respeito entre as diferentes praticas.










Por:  Lúcia Amélia Aeberhardt

Jubileu 05 Anos Omo Àbèbé

Março de 2024, cinco anos se passaram…

E aqui estou eu, relembrando a minha primeira participação como moderadora na 1a. Festa de Yemanjá realizada na Suíça.

O conceito central deste movimento denominado Federação Internacional de Povos Tradicionais

Afro-Brasileiros – representado pela sigla - FIPTAB, é reconhecer, difundir e valorizar a cultura africana e afrobrasileira em sua mais ampla diversidade em toda comunidade brasileira residente mundo afora.

A FITAB entende como necessário compartilhar e apoiar a disseminação dos saberes e fazeres ancestrais africanos e afro-brasileiros com os povos residentes na Europa.

Diante disso, OMO ÀBÈBÉ cumpre seu papel de agente mobilizador e formentador de ideias, fazendo por meio do resgate histórico , a colaboração para um registro eterno e juntamente Partilhando a cultura oriunda da África e do Brasil, tais como: a culinária, as danças, a literatura, os cânticos, a capoeira, a estética do vestuário africano e outras manifestações artístico-culturais.

É sempre importante ressaltar que este é mais do que um simples projeto , é o desejo e manifestação da espiritualidade em suas diversas formas na coletividade .

Participar três anos consecutivos como moderadora na festa de Yemanjá na Suíça, me ajudou a cada evento aprender com cada participante, com cada ser único que tem em si o amor, o respeito e o desejo de experienciar e viver o sacro. Com isso, posso deixar aqui registrado que experenciei uma tomada de conciência e uma nova óptica no que se refere a cultura afro-brasileira .




Por: Ekedi Silvana ti Osun

A doçura, o amor, a dedicação, o respeito. São as primeiras coisas que lembro de Babá Eduardo de Ayrá. O empenho em promover igualdade e valorização das religiões de matriz africana. Conheci a grande família OMO ABEBE, Nas duas últimas Festas de Yemonjá em Sirnac, e fiquei completamente encantada. Obrigada por tudo. A benção 🙏🏾

Ekedy Silvana Figueira de Oxum 🌻🌼🌼🌼🌼🌼🌼



 
 
 

Comments


bottom of page